Pages

Resumo do Filme O Nome da Rosa.

Estranhas mortes começam a ocorrer num mosteiro beneditino localizado numa fortaleza, na Itália durante a baixa idade média. As vítimas aparecem sempre com um traço em comum, os dedos e a língua roxos. O mosteiro guarda uma imensa biblioteca escondida dentro de uma espécie de labirinto, onde só uns poucos monges escolhidos, tem acesso às publicações sacras e profanas. A intenção é ocultar o conhecimento até da maioria dos monges, com a finalidade de manter o poderio da igreja católia sobre todo o povo. 
A chegada de um monge franciscano (Sean Conery), incumbido de investigar os casos, após um exaustivo trabalho, irá descobrir o verdadeiro motivo dos crimes, resultando na instalação do tribunal da santa inquisição.
Em 1327 Willian de Baskerville, um monge franciscano e Adson Von Melk, um noviço que o acompanha, chegam ao remoto mosteiro no norte da Itália. Willian de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a igreja deve doar parte de suas riquezas, mas sua atenção é desviada por vários assassinatos que ocorreram recentemente no mosteiro. 
Willian de Baskerville começa a investigar os casos, o problema se mostra bastante complexo. Além disso, os mais religiosos acreditam que é obra do Demônio. Willian de Baskerville não acredita nisso, mas antes que ele conclua as investigações, um novo personagem chega ao mosteiro.
Bernardo Gui, o Grão-inquisitor, chega ao local e está pronto para torturar qualquer pessoa, suspeita de heresia, que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. 
Considerando que Bernardo Gui não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo encabeçando a lista dos que são diabolicamente influenciados. Fica bem claro a rivalidade entre os dois. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos está sendo investigado.
Linguagem épica e citações teológicas, conflitos dos movimentos heréticos, luta contra a mistificação da fé e o poder, são elementos trabalhados pelo filme. Elza Baskin desempenha o único papel feminino do filme que mostra também um pouco da violência sexual ocorrida na época. O Nome da Rosa ainda alude à questão das mulheres se sujeitarem ao sexo em troca  de comida. Em outro aspecto aborda a sensualidade de uma mulher em um intenso e curto romance da personagem e o noviço Adson Von Melk, que acompanha o monge franciscano Willian de Baskerville.
O humanista racionalista monge Willian de Baskerville consegue ao longo do filme ajudar seu seguidor, o jovem Adson Von Melk, em sua evolução progressiva de conhecimentos. Estão sempre próximos e juntos descobrem a biblioteca do mosteiro, em busca do saber. Ao entrarem o monge se regozija de prazer, em ver tamanha obra de construção, ou seja, o labirinto, com tantas obras raras e importantes; obras literárias, livros, pergaminhos, etc. Tudo isso fez com que o monge deduzisse uma co-relação entre os crimes e o fato da biblioteca ser extremamente secreta, e restrita.


24 comentários:

  1. Eu gostei só que é para maiores de 18 anos e tem cenas inadequadas para mim ...
    Espero que seja bom... :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2013 q anda fazendo, meninos (as)? Menores de 18 anos: Usando drogas, vendo filmes
      pornos, fazendo sexo, matando, roubando de mão armada. Vc está no mundo da
      fatasia?

      Excluir
    2. Realmente tem uma cena desnecessária, mas é só tirar nessa parte kkkk da pra assistir sim! ^^
      Ignora o cometário acima, o certo é certo!

      Excluir
    3. é a hora em que um mlk virjao chega la na parada e come a menina la. fora isso n tem nada d+ :D
      vlw pessoal
      vcs sao zika

      Excluir
  2. eu não entendi muito bem o filme ele e meio sem lojica

    ResponderExcluir
  3. ''loJica'', nossa, isso sim eu nao entendi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk verdade :P

      Excluir
  4. este filme é uma merda. para quem é louco é bom, pelo a contrario
    só assisto porque tive foi matéria do professor, mas fala se não é um filme idiota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um aluno boçal como vc, professor nenhum quer ter. Vai assistir novela da (Globo)...

      Excluir
    2. Você é um babaca meu filho!
      Quem tu pensas que é pra falar mal de uma obra dessa magnitude, que trata de assuntos tão importantes que fizeram parte da no história, se você, de tão bom aluno que eres, não sabe nem escrever uma simples frases de duas linhas sem cometer erros absurdos. Fala sério, né. Se toca!

      Excluir
    3. Você é mesmo maluco... Acontece que sua falta de conhecimento e de leitura faz com que as obras mais importantes se tornem besteira para você... Ler mais de vez enquanto...

      Excluir
    4. Galera quem tiver oportunidade ver ai o filme ANJOS E DEMÔNIOS é muito legal e vai esclarecer muita coisa sobre isso pra vocês..

      Excluir
    5. eu tbem tive trabalho do professor o filme é mto bosta começei a assistir por 10 minutos e ja odiei só to nesse site pq n quero terminar de assistir aquela merda de filme

      Excluir
  5. O filme é maravilhoso! só não tem lógica e é uma merda para quem não tem capacidade de prestar a atenção e entender algumas coisas que ficam no ar, justamente para que o telespectador pense junto com as personagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diga-me, qual a graça de assistir um filme onde você não precisa prestar atenção, onde você não precisa pensar um pouco, sem você mesmo ir desvendando os mistérios aos poucos? Vai assistir o filme para quê?
      Se você está dizendo que o filme não tem lógica, acho que estava falando de si mesmo quando falou de "quem não tem capacidade de prestar a atenção" não é mesmo?

      Excluir
  6. alguém viu meu nariz por ai?

    ResponderExcluir
  7. o filme é legalzinho....

    ResponderExcluir
  8. O filme fala do poder da igreja católica

    ResponderExcluir
  9. Filme mt interessante....faltou mencionar o nome do autor!

    ResponderExcluir
  10. Interessante saber o papel da igreja na epoca. So ela era fonte do saber. Dai a biblioteca ser um lugar proibido, assim so os religiosos mais graduados teriam acesso e poderiam manipular os menos graduados e a populacao. Da mesa forma o desnivel social, enquanto o clero tinha banquete, os novicos procuravam ratos e a populacao comia restos jogados Como se fossem porcos. Teclado ingles, sem cedilla e acento. Desculpe.

    ResponderExcluir
  11. Esse filme nos remete ao poder da igreja católica tinha, tudo que não era permitido era oculto. poderiam assassinar seus súbitos se esses o desobedecessem, Rosa o nome da mulher podre e adultera.

    ResponderExcluir
  12. achei que o filme foi bom,porém o conhecimento na maioria das vezes desperta o poder e com isso o pior delas ,o erro humano perpetua os tempos ,coisas terríveis sempre ocorreram e mas pra mim foi bom ,gostei foi um bom filme.

    ResponderExcluir
  13. quem mais ta aqi por causa de trabalho da escola?Affs filminho chato veey

    ResponderExcluir